Há algumas semanas um aluno muito querido me veio com a seguinte questão: "O que que os alunos do básico aprendem? Que regras será que eles aprenderam que eu perdi?"
Ouvi esse questionamento de um dos melhores alunos que tenho, de um aluno que se comunica sem travas e sempre se faz entender, e isso foi só mais uma amostra do quanto para muitos saber descrever as regrinhas gramaticais que aprende é sinônimo de progresso e de "estar aprendendo alguma coisa."
Não é à toa que muitos alunos saem da sala de aula depois de uma grande prática de conversação com a sensação de que ficaram batendo papo e não aprenderam nada de concreto.
Tenho lutado muito para fazer com que mais e mais pessoas percebam que seu foco deve ser a comunicação, fazer com que a mensager seja percebida e entendida pelo outro da forma que foi pensada. Como já disse anteriormente, conhecer as regras, se preocupar em não cometer erros é importante, mas não é primordial; não podemos deixar que alguns erros gramaticais tornem-se mais importantes e visíveis que uma comunicação eficiente.
Outra coisa que muitos alunos querem de bandeija é que você os diga se eles são alunos básicos, intermediários ou avançados... E não entendem que mesmo estando matriculados no mesmo curso, muitas vezes esse tipo de rótulo não é tão simples assim de colocar; a única resposta imediata que podemos dar é que naquele curso ele está matriculado no estágio X, e se estivermos trabalhando para uma instituição de fato comprometida com o ensino e formação de seus alunos, conseguiremos mostrar que cada estágio cobrirá uma gama Y de assuntos, e que de acordo com o CEFRL (Commom European Framework of Reference for Languages) dominar esses tais "assuntos" e conseguir se comunicar satisfatoriamente das situações descritas confere ao falante um grau N de proficiência.
Será que você leu com atenção? O CEFRL descreve que habilidades os falantes devem ter para se enquadrar nesse ou naquele nível de proficiência - habilidades comunicativas. Sim, sim, para conseguir se comunicar efetivamente você deve conhecer as regras gramaticais para que sua mensagem seja entendida, mas isso é pano de fundo; você não deve se entristecer por constantemente esquecer do "s" que marca terceira pessoa, afirmativo, presente. Tá, tá, tá... Você deve mais é ficar contente que as pessoas estão entendendo o que você está falando. A mensagem é sempre mais importante.
A essa altura já deve estar mais claro que a melhor pessoa para avaliar em qual nível você está é... Você mesmo! É você que sabe melhor que qualquer outra pessoa em que situações se comunica efetivamente - repetindo: em quais situações as pessoas lhe entendem com clareza. Seu professor obviamente pode te ajudar, mas você é o maior responsável pela construção do seu conhecimento.
Se você está interessado em saber mais sobre esse assunto, clique aqui. O texto está em inglês.
Ouvi esse questionamento de um dos melhores alunos que tenho, de um aluno que se comunica sem travas e sempre se faz entender, e isso foi só mais uma amostra do quanto para muitos saber descrever as regrinhas gramaticais que aprende é sinônimo de progresso e de "estar aprendendo alguma coisa."
Não é à toa que muitos alunos saem da sala de aula depois de uma grande prática de conversação com a sensação de que ficaram batendo papo e não aprenderam nada de concreto.
Tenho lutado muito para fazer com que mais e mais pessoas percebam que seu foco deve ser a comunicação, fazer com que a mensager seja percebida e entendida pelo outro da forma que foi pensada. Como já disse anteriormente, conhecer as regras, se preocupar em não cometer erros é importante, mas não é primordial; não podemos deixar que alguns erros gramaticais tornem-se mais importantes e visíveis que uma comunicação eficiente.
Outra coisa que muitos alunos querem de bandeija é que você os diga se eles são alunos básicos, intermediários ou avançados... E não entendem que mesmo estando matriculados no mesmo curso, muitas vezes esse tipo de rótulo não é tão simples assim de colocar; a única resposta imediata que podemos dar é que naquele curso ele está matriculado no estágio X, e se estivermos trabalhando para uma instituição de fato comprometida com o ensino e formação de seus alunos, conseguiremos mostrar que cada estágio cobrirá uma gama Y de assuntos, e que de acordo com o CEFRL (Commom European Framework of Reference for Languages) dominar esses tais "assuntos" e conseguir se comunicar satisfatoriamente das situações descritas confere ao falante um grau N de proficiência.
Será que você leu com atenção? O CEFRL descreve que habilidades os falantes devem ter para se enquadrar nesse ou naquele nível de proficiência - habilidades comunicativas. Sim, sim, para conseguir se comunicar efetivamente você deve conhecer as regras gramaticais para que sua mensagem seja entendida, mas isso é pano de fundo; você não deve se entristecer por constantemente esquecer do "s" que marca terceira pessoa, afirmativo, presente. Tá, tá, tá... Você deve mais é ficar contente que as pessoas estão entendendo o que você está falando. A mensagem é sempre mais importante.
A essa altura já deve estar mais claro que a melhor pessoa para avaliar em qual nível você está é... Você mesmo! É você que sabe melhor que qualquer outra pessoa em que situações se comunica efetivamente - repetindo: em quais situações as pessoas lhe entendem com clareza. Seu professor obviamente pode te ajudar, mas você é o maior responsável pela construção do seu conhecimento.
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