VOCÊ QUER SE COMUNICAR EM INGLÊS DE FORMA EFETIVA?

Hoje gostaria de chamar a atenção de vocês, estudantes e professores de inglês, para algo que muitas vezes passa desapercebido em uma sala de aula.

O grande desejo da maioria dos estudantes de inglês é conseguir se comunicar efetivamente, com naturalidade, sem "travar", e "falar como o nativo fala." O que muitos não percebem é que o foco de seus estudos, muitas vezes, não está naquilo que de fato os ajudará a conquistar a tão sonhada fluência.

Por mais que isso seja inato quando estamos usando a nossa língua materna para nos comunicar, muitos estudantes de idiomas não conseguem ver que, também nessa nova língua que estão aprendendo, comunicar-se efetivamente não é somente saber o idioma em si. Comunicar-se é muito mais do que saber o alfabeto, there be, e as cores (por exemplo); é saber...


... como expressar uma reação de surpresa de forma genuína, é body language, é a expressão facial, é mostrar que não entendeu de forma natural, é a entonação... E essa lista é longa!

O que muitos alunos precisam perceber é que um bom professor, uma boa escola, deve oferecer a ele as ferramentas necessárias para ajudá-lo nessa empreitada que é dominar uma língua estrangeira. A expectativa, o olhar do aluno em muitos casos deve mudar. O gostoso é falar "eu sei alugar uma casa", "eu aprendi a pedir uma pizza pelo telefone", "eu sei sugerir um filme a um colega", e não "eu aprendi o Present Simple", "eu aprendi Would."

Os alunos devem aceitar que eles sim estão aprendendo e evoluindo se não ouvirem da boca do teacher deles todos os nomes dos tempos verbais, tem que valorizar a aula que explora a entonação de "Really?" e ver isso como crescimento e progresso.

Poderia falar muito mais sobre isso, mas acredito que por hoje já basta! Estou no aguardo dos comentários, questionamentos, perguntas... Assim podemos discutir esse assunto juntos!

0 comments: