Como usar SO, NEITHER e TOO para concordar

Um dos maiores desafios dos alunos avançados é ter, a meu ver, sense of achievement. Muitos não conseguem perceber progresso no aprendizado do idioma e sentem que atingiram um nível instransponível, como se tudo o que há para aprender já tivesse sido aprendido ou o que aprendem parece não ter muita utilidade - um monte de palavras soltas.

Muitos estudantes de idiomas não percebem que devem se esforçar, e muito, para sair da zona de conforto e aprender formas novas, muitas vezes mais avançadas ou usuais, de falar aquilo que estão cansados de saber - mas de um jeito "basiquinho". Isso os ajudará a melhor compreender os falantes nativos, a usar termos que os falantes nativos usam com mais frequência... E é claro, a ter um repertório mais rico.

Vamos fazer um teste?



Como você concordaria com a seguinte afirmação: "I love chocolate."?

Se a sua resposta for "Me too" ("I love chocolate too"), parabéns! Sempre que você for falar "eu também", é simples: "me too".

Veja aqui outros exemplos onde podemos ver a mesma evidência - "too" sendo usado para mostrar concordância:



Mas... E "nem eu"?


Leia a tirinha e tente encontrar.

Achou?

Se a sua resposta for "me neither", parabéns! Agora sempre que você for falar "nem eu" já sabe como fazer! Use "me either" para concordar com uma frase negativa.

Fiique contente! Você sabe que consegue se comunicar efetivamente. Agora é hora de ir além, aprender uma forma nova de dizer a mesma coisa. É hora de aprofundar seus conhecimentos, de ter mais repertório de escolha. Um repertório maior também lhe ajuda a entender o que lê ou ouve mais facilmente, entender seus filmes e músicas ainda com mais tranqulidade! Vamos "sair do basiquinho" e buscar formas diferentes de concordar em inglês.

Os quadrinhos abaixo lhe ajudarão a perceber como concordar com frases negativas de uma forma diferente. Leia as tirinhas e tente encontrar que que há em comum entre todas elas.




E aí, encontrou?

Lil: "I haven't dated in a long time."
Old man: "Neither have I."

Angelica: "I can't wait until my prince comes..."
Chuckie: "Neither can we."


Qual palavra aparece nas frases em azul?


Por que será que na primeira frase em azul temos "have" e na segunda "can"?

Clique aqui e tente fazer esse exercício com base nos exemplos das tirinhas.

Os exemplos lhe ajudaram a concluir como essa "coisa toda" funciona?




Por que será que na figura acima não temos NEITHER? Por que SO? Por que DID?

Veja o que temos a seguir: Por que "am"?








Clique aqui e faça o exercício online; mande uma mensagem contado se você conseguiu deduzir como isso funciona ou não.

Muitas vezes no contato natural com a língua as coisas acontecem desse mesmo jeito: na primeira vez que nos deparamos com algo, nada fica muito claro... Com mais exposição ("mais exemplos"), passamos a perceber padrões, começamos a comparar e a chegar a algumas conclusões; aplicamos aquilo que naturalmente aprendermos sem que houvesse a necessidade de alguém nos explicar formalmente.

Repito: acredite na sua capacidade.

Observe, compare, e acredite que você pode chegar às conclusões corretas.

0 comments: