MORE ON COLLOCATIONS & CHUNKS OF LANGUAGE

Hoje tive a satisfação de sair da sala de aula sabendo que a maioria dos alunos entendeu a importância do estudo de collocations, e não somente palavras isoladas. Foi com bastante satisfação que, ao perguntar o que os havia chamado atenção em um texto, ouvi respostas do tipo do a postgraduate course, e não somente postgraduate, que foi o que de fato saltou aos olhos de todos. Foi nesse momento que percebi que o investimento que fiz em ajudá-los a prestar atenção nas palavras que naturalmente aparecem juntas deu bons frutos!

Vocês conseguem perceber a diferença que isso faz, como traz segurança na hora de produzir algo (escrever um texto, conversar...)? Conseguem perceber que com isso podemos deixar de gastar tempo e energia preciosos com questionamentos desnecessários?

Imagine-se você, aluno , querendo dizer que você faz pós. Muito, mas muito provavelmente você irá se questionar se deve usar do ou make. Percebe que se no seu caderno só tiver anotado postgraduate você não conseguirá se expressar com segurança? Se você conseguir estar sempre alerta para a forma com que as palavras se combinam, principalmente para aquelas combinações que não lhe soam naturais e que não são parecidas com sua língua nativa, mais rápido conseguirá sentir progresso significativo com os seus estudos.

Se mais estudantes e professores soubessem da importância que isso tem, do impacto positivo que isso pode causar nos resultados obtidos por todos, ninguém esperaria nem mais uma aula antes de começar a mudar a forma de trabalhar a aquisição da língua.

Alegria semelhante tive em um grupo de crianças com em média 7 anos de idade. Na aula anterior a esta da qual falo agora haviamos praticado como pedir um material escolhar emprestado para o colega. Ao verem a figura eles não produziram rubber, eles naturalmente falaram can I borrow you rubber? Foi muito gostoso de perceber que o chunk que haviamos praticado (can I borrow your ... ?) consegue ser usado por eles para pedir qualquer material que precisem.

Você professor, tem ajudado seus alunos a perceber mais do que palavras novas isoladas?

Você aluno, já consegue ver a importância de ver tudo em contexto?

0 comments: