MORE ON PRESENT PERFECT

Hello you all!

Mais uma tirinha que vai ajudá-los a ver como usar Present Perfect em contexto - e a ver que isso não é nada de mais. Mais uma vez, preocupe-se mais com quando usar tal combinação de palavras do que com as definições que pouco lhe ajudam na prática. Quer ler mais sobre isso antes de prosseguir? Clique aqui.


Quando Gary fala "I've decided to live every day as if it were my last.", conseguimos saber quando foi que ele decidiu? Não! Só sabemos que ele tomou essa decisão em algum momento do passado. Legal! Agora vamos comparar as frases abaixo:

I've decided to live every day as if it were my last.
* I decided to live every day as if it were my last yesterday.

Você consegue perceber quais são as diferenças? Vamos destacá-las abaixo:

I've decided to live every day as if it were my last.
* I decided to live every day as if it were my last yesterday.

É fácil de ver que na segunda frase sabemos quando a decisão foi tomada, e essa informação (yesterday) nos permite  usar o verbo no passado simples e nada mais (decided) - Podemos usar o Past Simple. 

Na primeira frase não sabemos quando foi que ele decidiu e temos um "algo a mais" na frase, vocês viram? I've = I have. Então tá! Quando não sabemos exatamente quando algo aconteceu usamos "o have a mais".

Você consegue pensar em frases que sejam verdadeiras para você? Assim você consegue adaptar o exemplo da tirinha criando exemplos relevantes. Vejam algums exemplos sobre mim, coisas que eu decidi fazer:

I have decided to take a course abroad.
I have decided to save money to buy a new car.
I have decided to go on a diet.
I have decided to to go the gym.

Difícil? Complicado? Acho que não! E o motivo de tantos problemas com o tal do Present Perfect eu não sei! 

Vamos aprofundar um pouquinho a mais? Se você prestar atenção verá que decide é um verbo regular - o passado é com -ed. Se você pensar em usar qualquer outro verbo regular não há nada com o que se preocupar! É só trocar decided e usar algo diferente. Veja só:

I have worked a lot.
I have watched a good movie.
I have visited my relatives in the countryside.

Até agora tudo bem! E se falarmos de outra pessoa? Se for he, she ou it é só usar has, e não have. Vamos adaptar os exemplos acima?


She has worked a lot.
He has watched a good movie.
Kevin has visited his relatives in the countryside.

E se precisarmos fazer uma frase negativa? Simples! É só usar haven't ou hasn't.

Até agora falamos só de verbos regulares, mas há os irregulares também. E como fazer? Aí será preciso memorizar o past participle dos verbos irregulares. Alguns, você irá perceber, são iguais às formas do past simple que você provavelmente já conhece, mas outros serão diferentes. Se você fizer uma busca rápida na internet conseguirá achar várias tabelas com os verbos irregulares para você estudar. Aqui você tem uma sugestão para poder já começar a criar as suas frases. São os "verbos da terceira coluna". Vamos ver alguns exemplos:


She has met  her friends at the mall.
He has forgotten to do the homework.
They have broken their grandma's vase.

Exploramos bastante o primeiro quadrinho, concordam? O segundo quadrinho mostra um uso diferente do Present Perfect. Para ler sobre isso, é só clicar aqui.

Para ser mais exemplos parecidos com o que exploramos nesse post, clique em read more.

0 comments: