Infelizmente boa parte dos alunos de inglês aqui do Brasil ainda acha que ter fluência é falar a língua perfeitamente, sem erro nenhum, conjugando os verbos certinho, usando os auxiliares na ordem certa para formar as perguntas... Claro que estar preocupado com isso é importante... Mas nem sempre.
Não cometer erros de gramática é ser mais accurate (exato, preciso), e não mais fluent (fluente). Estar preocupado com uma melhor fluência, acredite, não é o mesmo que estar preocupado em não errar. Você ainda é parte do grupo de pessoas que pensa assim? Lembre-se que se você ainda não está obtendo o resultado desejado, deve mudar de atitude também, mudar de ponto de vista talvez! Insistir em fazer sempre a mesma coisa, ter sempre o mesmo olhar, não trará novos resultados para você.
Muitos alunos também acham que o dia no qual poderão falar inglês ainda está por chegar - pior de tudo: na cabeça de alguns esse dia nunca chega! Muitos alunos querem que chegue logo o dia no qual poderão participar de discussões acaloradas sobre "assuntos difíceis", nos quais vomitarão todo aquele vocabulário o qual ficaram gravando como uma lista infinita de item depois de item... Querem que chegue logo o dia no qual poderão, com todo orgulho, dizer que finalmente sabem falar inglês.
Ser fluente não é sinônimo de usar palavras e estruturas complicadas. Ser fluente não é conseguir discutir Jean-Paul Sartre: ser fluente é conseguir comunicar-se efetivamente, é conseguir falar aquilo que você quer sem tropeços e solavancos. Se você quer ser fluente você quer se fazer entender, você quer soar bem, soar natural.
