ACHANDO O QUE INTERESSA

Pensando no que escrevi sobre fluência, collocations e chunks of language, resolvi mostrar para vocês na prática um exemplo de como a coisa toda funciona, tentando ajudá-lo a abrir os olhos para “o que interessa”.

Um dos contextos nos quais a língua flui naturalmente é a música, então escolhi uma de minhas favoritas para fazer este exercício inicial com vocês.

O que você tem que ter em mente é o quão importante é a observação; quanto mais atento você estiver para o inglês que acontece naturalmente ao seu redor, mais sensível aos chunks você ficará. Nesta música que escolhi para vocês há obviedades e sutilezas; guiarei vocês para que fique tudo fique mais fácil de notar. Logo, logo vocês é que estarão compartilhando comigo as descobertas que fizeram, contribuindo para que mais e mais estudantes consigam também se beneficiar do que vocês encontraram.

Com dedicação, muito em breve você começará a perceber combinações que se repetem, expressões idiomáticas (já que você tentou traduzir uma frase ao pé da letra não fazem sentido nenhum!)...

Notar algo que você considera valioso permitirá a você incorporar algo a mais ao seu inglês, e fazendo disso um exercício constante, os frutos que você colherá lhe trarão benefícios a curto, médio e longo prazo.

A partir do momento que você aprende algo de novo, a sensação de poder fazer uso daquela estrutura para soar ainda melhor é uma delícia! Isso dá a todos a sensação de progresso, de estar conquistando aquilo que se almeja; ter sempre essa sensação de não estarmos estagnados faz com que estejamos sempre motivados a crescer e aprender cada vez mais.

Então você já sabe que se pegar aquele chunk e guardar no fundo de uma gaveta, quando quiser usá-lo novamente talvez você tenha um pouquinho mais de dificuldade. Para que esperar? E esperar pelo que? Faça o seu melhor para poder usar frequentemente tudo o que aprende. A princípio você sentirá que essa prática pode ser um tanto quanto mecânica, e até um pouco forçada dependendo do seu ponto de vista, mas nada que o passar dos dias não varra da sua mente. Em médio e longo prazo o seu inglês estará tão mais fluente que você se surpreenderá ao olhar para trás e ver o quanto você progrediu – e em menos tempo do que você imaginava.

E por que foi que escolhi esta música como a primeira? Porque lembro do quanto ela me marcou no começo do meu curso de inglês. A cada vez que a ouço lembro de como eu fiquei feliz quando a minha professora (Tatiana!) contou para o grupo que nós iríamos ter uma “song activity” – bons tempos aqueles!

Você conhece essa cantora? Clique na foto e descubra a música que me marcou, além de muito mais para deixar seu inglês ainda melhor!

Enjoy!

0 comments: