COMO ORGANIZAR O QUE VOCE APRENDE?

Você tem a impressão que não consegue melhorar seu vocabulário?

Fica sempre usando as mesmas palavras para se expressar, naquela zona de conforto chata e sem graça?

Que tal descobrir uma maneira de organizar e acessar as palavras novas que você aprende com eficiência e praticidade?

Se essa idéia te atrai, você está precisando criar o seu Lexical Notebook!



Vamos entender melhor como isso funciona? Comecemos pela primeira parte do processo!

Tenho sempre comigo um bloquinho de anotações (bem old school mesmo), no qual anoto chunks, idioms, phrasal verbs, collocations, tudo com o que me deparo e acho interessante. Você escolher o que achar melhor para você: caderno, bloquinho de anotações, post-its, aplicativo no celular ou tablet, planilha no exel... Escolha o que for mais prático para você.

Pode parecer coisa de louco, mas é paixão e interesse mesmo! As anotações surgem ao assistir um filme, escutar uma música, ler um texto... Esteja atento! Deixe-se chamar atenção. Anote o que for interessante e relevante para você, o que você se imagina usando e acredita que irá precisar entender futuramente. Anote também aquilo que "não é novo" - o que você entende bem, mas sabe que não conseguiria usar naturalmente. Esse meu bloquinho de anotações não é o meu Lexical Notebook. 

Como a sequência em que expressões e palavras aparecem é naturalmente desordenada, também minhas anotações iniciais não são divididas em grupos temáticos; vou anotando na ordem em que vou descobrindo, as vezes escrevo em português ao lado para não esquecer o significado de imediato... Essa "desordem" faz com que localizar a informação coletada fique difícil, e é aí que entra o Lexical Notebook.

De tempos em tempos, quando reviso minhas anotações, aproveito para separar as palavras e expressões em grupos temáticos (food / animals / drugs / behaviour / healthy diet / religion / immigration / expressing likes and dislikes / immigration...). Incluo figuras para me ajudar a lembrar dos significados, crio exemplos relevantes para mim, anoto sinônimos, palavras derivadas... Dessa forma, acessar as informações que você procurar no futuro será mais fácil: você sempre saberá onde encontrar as informações porque as categorias que você criar irão lhe ajudar. 

Sua próxima aula no curso de inglês é sobre imigração? Releia suas anotações na categoria "immigration" e tenha uma aula mais produtiva! Precisa escrever uma redação sobre conservação ambiental? Muito provavelmente a categoria "environment" trará a você expressões interessantes para usar no seu texto. 


Como você já reparou, manter um Lexical Notebook pode lhe ajudar bastante, então o que você está esperando para ter o seu? Lembre-se: volte a ele sempre, acrescente coisas novas e reveja as suas anotações anteriores. Tente, sempre que possível, forçar-se a usar aquelas palavras anotadas para que elas passem mais facilmente a fazer parte do vocabulário que você usa naturalmente e sem esforço.

Sei que estou me repetindo, mas lembre-se que um Lexical Notebook não é composto de uma lista de palavras isoladas: lembre-se de buscar como que as palavras se combinam e anotar essas possíveis combinações no seu caderno.

Se você quer ler mais sobre este assunto, clique nos links abaixo - os textos estão em inglês:

Lexical notebook - Think BBC | British Council

Lexical Notebooks

Organizing Your Vocabulary Notebook

Recording and Reviewing


0 comments: