Showing posts with label Pronunciation. Show all posts
Showing posts with label Pronunciation. Show all posts

GONNA

Hey dears!

Ainda inspirada por um dos últimos posts que escrevi, aqui estão mais alguns trechinhos de filmes para vocês conseguirem perceber bem a pronúncia de gonna em contexto. 

Depois de assistirem, comentem: digam se conseguiram entender as frases ou não. Para poder ler a transcrição, é só clicar em read more - o link está depois do último vídeo.








Por que eu só entendo meu professor? GOING TO & GONNA



Quando pergunto aos meus alunos qual é a maior dificuldade que eles sentem ter ao aprender uma segunda língua, a grande maioria me responde, sem titubear, que compreensão auditiva é a habilidade que mais precisam trabalhar.

Muitos contam que "entendem tudo o que o professor fala", mas na hora de enterner os exercícios de listening, as músicas e os filmes sentem uma dificuldade tremenda.

Mas por que será que isso acontece?

Vamos entender melhor os nativos? WANNA

Escolhi esse trecho de um episódio de  Friends para hoje porque nesse vídeo vemos claramente como os falantes nativos naturalmente "juntam as palavras" na hora de falar. Assim como no português, esse é um fenômeno comum à todas as línguas, e quanto mais você treinar o seu ouvido, mais fácil será para você entender o que os falantes nativos querem dizer. Quanto mais cedo você começar a se esforçar para soar o mais parecido possível com um falante nativo, mais facilmente você serpa compreendido e soará natural ao se comunicar.

SIMPLE PAST - REGULAR VERBS - EXERCISE

Click on the picture to play the game

PRONUNCIATION OF REGULAR VERBS: EXPLANATION + EXERCISE

Hello guys!

Muitos alunos já me perguntaram o porquê da pronúncia do ED das formas no passado dos verbos em inglês não ser sempre igual, e muitas vezes é complicado de explicar o motivo disso ser assim sem entrar em minúcias fonéticas que muitos não irão compreender.

Well, mas como eu sempre quero saber as minúcias das coisas e não somente aceitar as coisas porque "a professora disse", vou tentar aqui deixar as coisas um pouco mais explicadinhas.

Antes de mais nada, lembre-se que isso é para satisfazer sua curiosidade: não é nada viável, nada mesmo, ficar pensando nisso na hora de se expressar. Acredite que com tempo, dedicação e prática a pronúncia diferenciada será natural para você, acontecerá sem que você tenha que ficar racionalizando sobre o que aprenderá aqui.

Então vamos lá: por quê há diferentes pronúncias para o ED? Bem, a pronúncia sempre será de acordo com o som final dos verbos regulares, que pode ser vozeado (com vibração das cordas vocais) ou desvozeado (sem a vibração das cordas vocais). Muito poderia dizer sobre essa diferença de som, mas nada seria muito útil para vocês agora. Vamos tentar enchegar isso de forma mais prática em uma tabela.

Existe uma tabela que nos mostra os sons dos sistemas vocais, e nesta tabela podemos identificar as características dos sons de acordo com a vibração ou não das cordas vocais, posicionamento dos lábios, da língua... Como para nós agora a vibração das cordas vocais é o que importa, não dê importância para toda a nomenclatura que você verá, mas foque nas colunas desta tabela: